O mega investidor George Soros disse que a Europa tem três meses para salvar o euro. "Na minha opinião, as autoridades tem uma janela de três meses em que eles podem corrigir seus erros e reverter a atual tendência", disse ele durante uma seminário de economia na Itália.
Segundo ele, durante uma crise, os credores ficam na direção e nada pode ser feito sem o apoio da Alemanha, ressaltando que a oposição pública contra a austeridade na zona do euro deve crescer até que esta medida seja revertida.
A Grécia realiza, no dia 17 de junho, eleições pela segunda vez em seis semanas após uma votação inconclusiva feita em 6 de maio. Com a esquerda radical do partido Syriza, principal opositor do acordo de resgate entre Europa e Fundo Monetário Internacional (FMI), liderando as pesquisas, a eleição poderá levar a Grécia a deixar a zona do euro.
O bilionário acredita que a crise deve chegar ao seu clímax durante o outono europeu, que começa no fim de setembro.
"Neste período, a economia alemã também estará se enfraquecendo e a chanceler Angela Merkel achará ainda mais dificuldade do que hoje para persuadir a sociedade alemã a aceitar qualquer responsabilidade adicional pela Europa", afirmou Soros.
Segundo ele, as autoridades não entendem a natureza da crise do euro. "Eles pensam que é um problema fiscal enquanto a crise é mais um problema do sistema bancário e um problema de competitividade", ressaltou.
Ele disse que o remédio que está sendo aplicado também está errado. "Você não pode reduzir a dívida através do encolhimento da economia, mas crescendo e desta forma criando uma saída para fora da crise", disse. As informações são da Dow Jones.
anterior
próxima
Acompanhe O Povo Online. Notícias no Facebook
Agora no Twitter
O POVO | Economia
Lojas ainda não se adequaram à nova lei da nota fiscal; Governo adia cobrança de multa. http://t.co/aL2Q3HbfPK
O POVO | Economia
Após dois meses, navio atraca no Pecém com 30 toneladas de milho que serão distribuídos a agricultores do Ceará. http://t.co/Uid1HOCylq
O POVO | Economia
Produção industrial no Ceará fica estável pelo segundo mês seguido. http://t.co/wIHh7fEOtp
O POVO | Economia
Projeção de reajuste no preço da gasolina é mantido em 5%. http://t.co/IiBWDfv2MV
O POVO | Economia
Safra de grãos bate recorde e está estimada em 184,3 milhões de toneladas. http://t.co/mpzsdJeLwt
O POVO | Economia
Criação de novos municípios tem de representar melhoria dos serviços oferecidos à população, diz especialista. http://t.co/bxj8pAHxkZ
Siga o economiaopovo no twitter
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Novo
Comes & Bebes
O melhor da gastronomia, toda sexta-feira, no O POVO
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
1
Economia2
O POVO é História3
O POVO é História4
Opinião5
EconomiaCopyright © 1995-2013