Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Em negociação 15/06/2016 - 11h35

Petrobras pretende reduzir salários e jornada de trabalho dos empregados

A Companhia quer diminuir a jornada de trabalho para 6 horas e as remunerações em 25%. Pedro Parente dá como certo que conseguirá promover as mudanças. Sindipetro diz que trabalhadores vão resistir à proposta de redução salarial
Compartilhar

A Petrobras pretende retomar as negociações com os empregados para executar mudanças no acordo coletivo propostas em 2015, ainda durante a presidência de Aldemir Bendine. Numa primeira tentativa, diante da resistência dos sindicatos, Bendine abandonou o plano. Mas seu substituto, Pedro Parente, dá como certo que conseguirá promover as mudanças, que integram o programa de ajuste das finanças. A Companhia quer diminuir a jornada de trabalho para 6 horas e as remunerações em 25% dos empregados.  
 
A redução da jornada de trabalho e dos salários faz parte das negociações do acordo coletivo que será implementado a partir de setembro. As conversas com os sindicatos começam em breve e devem ser concluídas até o início de agosto. Nenhuma reunião aconteceu até agora. Já está definido, porém, que a proposta será a mesma apresentada em 2015.

Em dezembro do ano passado, os petroleiros entraram em greve para resistir às propostas de mudanças nos benefícios trabalhistas. Por fim, a empresa voltou atrás e manteve as condições do acordo de 2014.

De acordo com Wagner Fernandes, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro), a medida proporcionará maior pressão sobre os trabalhadores, já que não está prevista uma reposição do efetivo que está saindo. Com isso, os trabalhadores executarão a mesma tarefa em um tempo menor, afetando o risco de acidentes e comprometimento funcional.

 

"Caso ocorra a redução de jornada de trabalho, a proposta dos trabalhadores é não aceitar a redução salarial e que seja mantida a reposição do efetivo, proporcionando benefícios aos funcionários e mais criação de emprego. Para manter a segurança das instalações e do meio ambiente, além da efetiva produtividade da Companhia, exigimos que sejam repostos, por concurso, todos os cargos que forem desocupados ou tiverem sua jornada reduzida", comenta.

 

Redação O POVO Online com informações da Agência Estado

> TAGS: petrobras
Compartilhar

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia