Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Fechamento de 2016 13/06/2016 - 09h12

Projeção de inflação aumenta, mas PIB deverá cair menos

As instituições consultadas para a elaboração do Boletim Focus mantiveram a direção observada nas últimas quatro semanas para os dois índices. O IPCA agora deverá fechar o ano a 7,19% e o PIB deverá encolher 3,60%.
Compartilhar

As instituições financeiras visualizam um cenário com inflação mais alta e contração menor do Produto Interno Bruto (PIB) para o fechamento de 2016, comparado à expectativa registrada na semana passada. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central e foram apuradas no relatório de mercado Focus.

A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 7,12% para 7,19% entre os dois períodos, na quarta alta seguida. A taxa se encontra acima do teto recomendado de 6,5% para a inflação.

Para 2017, o índice fica em 5,5%, estável na comparação com a semana anterior. O resultado está abaixo do teto de 6% previsto para o ano, mas acima do objetivo central de 4,5%.

O PIB, por sua vez, sinaliza sinais de melhora, com a projeção de sua contração tendo mudado de 3,71% para 3,60%. Assim como no indicador da inflação, trata-se da quarta semana seguida na mesma direção.

O Boletim Focus é divulgado semanalmente pelo Banco Central e consulta mais de 100 instituições financeiras para atualizar as projeções para a economia.

Redação O POVO Online

Compartilhar

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia