Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Subida 07/06/2016 - 09h10

Inflação de alimentos deve ultrapassar 11% ainda neste ano

A alta no preço da soja e milho contribuiram para a inflação e pode impactar no valor de alimentos como, carne e ovos. As frutas também tiveram alta de 33,78% até abril
Compartilhar

O aumento dos preços de alimentos in natura e a alta de commodities como soja e milho tem impactado a inflação. A estimativa para os próximos meses é que também influencie nos preços de outros alimentos, já que o milho e a soja costumam serem utilizados em ração. Com isso, pode afetar os preços de carnes e ovos.

Em 2016, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 3,25% até o mês de abril.  Sendo que no setor de alimentos, a alta foi quase o dobro, 5,79%. Em abril, os alimentos foram responsáveis por metade da alta geral.

As frutas tiverem alta de 33,78% no 12 meses até abril. Somente neste ano, o preço do mamão subiu 80,90%, para uma alta média dos preços das frutas de 23,92%. E o preço da manga passou para 31,43%. Entre os motivos para a subida dos valores está as condições climáticas e o desvio da produção para o mercado externo, já que a alta da moeda norte-americana tornou o preço das frutas mais competitivo para as exportações.

No caso da soja e do milho, o problema foi a seca que prejudicou as safras. No IPCA, o preço do fubá de milho subiu 9,85% no ano, ante variação de 5,79% de alimentos e de 3,85% do índice geral.

Os preços no atacado apontam que a inflação de alimentos provavelmente permanecerá. A alta de produtos agropecuários aumentou de abril para maio, segundo o Índice de Preços ao Produtor do IGP-M.

As expectativas é de que o IPCA termine o ano em 7,1%, com uma alta de 11,1% dos preços de alimentos. Em quase dez anos, no período de janeiro de 2007 e abril de 2016, os preços de alimentos subiram 129%. Nesse mesmo período, a inflação medida pelo IPCA foi de 77,40%.

 

Redação O POVO Online

> TAGS: ipca
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia