Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
8,3 milhões de beneficiários 06/06/2016 - 09h54

ANS anuncia reajuste de até 13,57% nos planos de saúde

O percentual é válido para o período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017
Compartilhar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oficializa o reajuste de até 13,57% nos planos de saúde individuais e familiares, a medida foi anunciada nesta segunda-feira, 6, no Diário Oficial da União.

O percentual é válido para o período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017 e alcança cerca de 8,3 milhões de beneficiários. O número corresponde a cerca de 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no País.

O reajuste de planos coletivos empresariais é calculado com base na livre negociação entre as operadoras e as fundações, empresas, conselhos profissionais e associações.

Além disso, é levada em consideração a média dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários para calcular o índice máximo de reajuste anual dos planos.

De acordo com ANS, o reajuste de 13,57% é válido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999, ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Ele só pode ser aplicado a partir da data de aniversário de cada contrato. No caso de o mês de aniversário for maio ou junho, será permitida cobrança retroativa, nas mensalidades de julho e agosto. Para os contratos com aniversário entre os meses de julho de 2016 e abril de 2017 não poderá haver cobrança retroativa.

A ANS, em seu site, disponibiliza Perguntas e Respostas sobre o reajuste.

Queda no número de clientes


Segundo dados da ANS, os planos de saúde perderam 951 mil clientes neste ano. Atualmente, o setor possui 48.490 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, uma retração de 12% ante a um total de 49,441 milhões de beneficiários em dezembro de 2015.

 

Redação O POVO Online

> TAGS: ans
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia