Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Vendas de imóveis 19/05/2016 - 08h39

Descontos apresentam maior nível desde 2013

De acordo com a pesquisa trimestral FipeZap sobre a demanda por imóveis, o desconto médio recebido por pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses foi de 9,3%
Compartilhar

De acordo com a pesquisa trimestral FipeZap sobre a demanda por imóveis, o desconto médio recebido por pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses foi de 9,3%. Este é o maior desconto médio desde o início da pesquisa em 2013.

Além disso, percentual de compras realizadas com descontos também obteve o maior nível desde o levantamento em 2013. Segundo a pesquisa, cerca de 76,6% das pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses receberam desconto do valor.

Os descontos na compra de imóveis crescem acima da média, com  7,3%, para o período desde o ano passado. O primeiro mês que o percentual médio de descontos ficou acima deste nível foi em julho de 2015 (7,4%).

O número de pessoas que recebem descontos ao comprar imóveis também vem crescendo com mais força desde o ano passado. Em janeiro de 2015, 70,8% das pessoas que compraram imóveis receberam desconto. O aumento do percentual fechou 2015 com 75,8%. Em março de 2016, apenas 23,4% das compras reportadas nos 12 meses anteriores foram efetuadas pelo preço originalmente pedido pelo vendedor.

De acordo com a pesquisa, também houve um aumento no número de pessoas que pretendem comprar um imóvel nos próximos 3 meses, de 43% no último trimestre do ano passado para 46% no primeiro de 2016. Entretanto, a comparação anual apresentou queda. No primeiro trimestre de 2015, o percentual era de 48%.

Vendem mais: imóveis usados

O levantamento aponta ainda que 58% dos imóveis comprados nos últimos 12 meses foram usados, enquanto o percentual dos novos foi de 42%.

Para quem pretende adquirir um imóvel nos próximos 3 meses, somente 13% faz questão de comprar uma casa ou apartamento novo. Já 33% quer uma casa ou apartamento usado.

Cerca de 54%, diz aceitar comprar tanto um imóvel novo quanto usado.

Perfil dos compradores

46% das pessoas que compraram imóveis nos últimos 12 meses, tinham como o objetivo morar sozinho. Enquanto isso, 10% pretendiam morar com alguém, e 6% estavam adquirindo o imóvel para outra pessoa morar.

Dessa forma, o número de investidores no mercado imobiliário é de 38%. Desse percentual, 22% das pessoas que estavam comprando pretendiam alugar o imóvel e 16%, revender. Com isso,  percebe-se retração tanto na comparação mensal quanto na anual. Em fevereiro, 40% dos compradores de casa e apartamento queriam investir. Em março de 2015, a proporção era de 42%.

 

Redação O POVO Online

> TAGS: fipezap
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

O POVO Economia