Assine O POVO

Temos uma oferta especial para você

CLIQUE E CONFIRA

Mobile RSS

rss
Assine Já
Telefonia móvel 12-06-2012 - 07h38

Anatel leiloa banda larga 4G nesta terça-feira

Seis grupos estão na disputa. A tecnologia é dez vezes mais rápida que o 3G e facilitará uso da internet no celular. Fortaleza deve contar com a banda larga 4G já em abril de 2013
Compartilhar

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta terça-feira, 12, o leilão de internet móvel 4G, a ser disponibilizada na faixa de 2,5 gigahertz (GHz), e de banda larga móvel rural, na freqüência de 450 megahertz (MHz). A prioridade serão as seis cidades-sede da Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 a 30 de junho de 2013. Fortaleza está entre as agraciadas. O prazo para a entrega do serviço para as primeiras cidades é abril do próximo ano.

O leilão ácontece em Brasília desde as 10h e será um marco da história do setor no país. As grandes operadoras do setor, Vivo, Claro, TIM e Oi, além da Sky e da Sunrise, do megainvestidor George Soros, estão concorrendo. O objetivo do Palácio do Planalto é que, tão logo sejam conhecidas as vencedoras dos lotes colocados na licitação, comecem os investimentos. Todas as cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo, em 2014, terão de estar com toda a infraestrutura pronta para a prestação do serviço.

Além de Fortaleza, serão contempladas entre as primeiras cidades Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Para essas localidades, o prazo é abril do ano que vem. Em seguida, as cidades que abrigarão os jogos da Copa do Mundo, assim como as que darão apoio ao campeonato (subsedes), terão os serviços 4G. O limite para estar com a rede pronta é dezembro do próximo ano.

A expectativa é que em dezembro de 2017 todos os municípios com mais de 30 mil habitantes já contem com a quarta geração de telefonia móvel. No fim de 2019, até mesmo os municípios com menos moradores terão 100% de cobertura, conforme o prometido pelo edital da Anatel.

Tecnologia da rede 4G

A tecnologia da rede 4G será a Long Term Evolution (LTE), que deve permitir velocidades mais de dez vezes superiores às alcançadas atualmente pelo 3G, geração que usa o padrão High Speed Packet Access (HSPA).

Um benefício adicional da adoção do novo padrão no país é que, à medida que mais pessoas optarem pela frequência 4G, a faixa 3G deve ficar menos congestionada e a velocidade média de transmissão de dados certamente subirá.

Redação O POVO Online

Compartilhar
espaço do leitor
Humberto Alcantara Kubrick 12/06/2012 10:56
O HSPA é apenas um dos padrões usados na tecnologia 3G.Pesquisar melhor para poder informar aos leitores.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Facebook

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Economia

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Economia

Powered by Feedburner/Google

Mobile RSS

rss
Assine Já