nesta quinta 05/10/2016 - 16h10

Rogério Flausino e Wilson Sideral cantam Cazuza em Fortaleza

Os irmãos Wilson Sideral e Rogério Flausino cantam músicas icônicas de Cazuza em projeto inédito. Turnê já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Natal
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19031, 'email': 'rubensrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Rubens Rodrigues'}
Rubens Rodrigues rubensrodrigues@opovo.com.br
Antônio Andrade
Turnê já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Natal. Depois de Fortaleza, será a vez de Porto Alegre receber o show

Atualizado em 6/10/2016 às 13h24min 
A poesia de Cazuza ressurge em Fortaleza nesta quinta-feira, 6, com o show 'Flausino & Sideral cantam Cazuza', no Teatro RioMar Fortaleza, às 21 horas. Os irmãos Rogério Flausino, do grupo Jota Quest, e Wilson Sideral retornam ao tempo de adolescentes, quando montaram a banda Contacto Imediato. De lá pra cá já são mais de 30 anos, e agora, pela primeira vez em turnê juntos, eles celebram a carreira, a arte do ícone e ajudam a espalhar a mensagem da Sociedade Viva Cazuza, que cuida de crianças que vivem ou convivem com a Aids.

"Nós vivemos intensamente os anos 1980. Aquilo mexeu muito com a gente. Foi uma época importante pra formação artística e pessoal", conta Sideral, por telefone ao O POVO Online. Foi nesse período que Agenor de Miranda Araújo Neto, Caju para os amigos e Cazuza para o mundo, surgiu no Barão Vermelho, com quem gravou quatro discos, incluindo o registro do show ao vivo no Rock in Rio (1985). No mesmo ano, lançou Exagerado, sua estreia como artista solo.

O repertório costura todas as fases do poeta, com hits como "Beth Balanço", "Ideologia", "O Tempo Não Pára" e "Pro Dia Nascer Feliz". Os clássicos "Codinome Beija-Flor", "O Blues da Piedade", "Exagerado", "O Nosso Amor a Gente Inventa" e "Brasil" também estão no setlist. 

Nem só do repertório tradicional é feito o show. A novidade é o poema "Não reclamo", musicado por Sideral 26 anos após a morte de Cazuza, com o codinome "Essas canções de amor". Agora a dupla finaliza o arranjo para "Qual a Cor do Amor?", que deve entrar já nos próximos shows.

A vontade de pegar estrada cantando o poeta já existia, mas o "empurrão" para o projeto existir veio da própria Lucinha Araújo, fundadora da Sociedade e mãe de Caju. Foi em um encontro em Nova York, no apartamento da amiga Paula Lavigne, há cerca de dois anos, que Lucinha carimbou a ideia. "O Rogério começou a tocar as músicas pra ela, no violão, e ela simplesmente abraçou a ideia. Lucinha disse que ainda tinha poemas inéditos do Cazuza e ofereceu pra gente musicar", narra. Mas a relação de admiração vem de antes. No álbum Dias Claros (2007), Wilson regravou "Exagerado". Três anos antes ele já havia prestado a homenagem "Amém, Poeta", no disco Lançado ao Mar.
Divulgação
Poema "Não reclamo", musicado por Sideral, é a novidade da turnê

Em outubro do ano passado, o projeto ganhou a primeira experiência ao vivo, em Belo Horizonte. "A gente tava vivendo um momento muito difícil, mas ao mesmo tempo especial. Nossa mãe tava doente na época e acabou falecendo em novembro. Passou 5 anos lutando contra um câncer", conta. Maria das Graças de Oliveira, morreu em Alfenas (MG), cidade natal de Flausino, Sideral e Flávio Landau, aos 65 anos. "Isso mexeu muito conosco. A gente tem que fazer as coisas porque não sabemos o dia de amanhã". 

O próximo passo é um disco só de poemas, originalmente publicados no livro 'Eu Preciso Dizer que Te Amo', para o ano que vem. Além de Sideral e Flausino, Caetano veloso, Seu Jorge, Nando Reis e Bebel Gilberto confirmaram participação no projeto. "Estamos tentando convencer o Ney Matogrosso", brinca. "Queremos celebrar a música e a vida. O tempo não para mesmo".

Serviço 

Flausino & Sideral cantam Cazuza
Hoje, 6 de outubro, às 21 horas
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE) 
Ingressos de R$ 60 (meia-entrada / platéia alta) a R$ 100 (meia-entrada / platéia baixa A)
 
Assinantes do Jornal O POVO têm 50% de desconto na entrada. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

repórter entre linhas

Anterior 1 Próxima

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima