são paulo 31/08/2016 - 21h12

Obra 'Memória Gastronômica de Famílias Cearenses', de Lêda Maria, será lançado na Bienal do Livro

Livro de Lêda Maria compila histórias de 12 famílias que revelaram histórias e segredos culinários passados de geração a geração
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19100, 'email': 'lucasbraga@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Braga'}
Lucas Braga lucasbraga@opovo.com.br
reprodução

A 24ª Bienal do Livro se estende até domingo, dia 4 de setembro. A programação multicultural do evento, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), também recebe lançamentos de livros regionais. Neste sábado, 3, o espaço da Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) recebe a jornalista Lêda Maria Souto, lançando o livro “Memória Gastronômica de Famílias Cearenses”.

A obra, publicada pelas Edições Demócrito Rocha, levou oito meses para ficar pronta. A autora Lêda Maria, também colunista do O POVO, conta que a ideia surgiu da “necessidade” de resgatar a união familiar. “Antigamente, nossos pais e avós mantinham o hábito natural de juntar a família em torno da mesa para conversar, confraternizar, planejar. Hoje os hábitos mudaram: as famílias se reúnem em self-services e, às vezes, usando o celular”, compara.

Contudo, algumas famílias fortalezenses ainda mantém a reunião familiar como tradição semanal. Abelardo Targino, Cassandra Cavalcante, Ignez Fiúza, Beatriz Philomeno Gomes, Tane Albuquerque, Roberto Macedo, Pio Rodrigues, Mana Holanda, Cybele Pontes, Maria José Farias Machado, Maria José Emygdio e Nadja Parente são personagens das histórias. Encontros dominicais e segredos culinários de família, passados de geração a geração, são o recheio das mais de 400 páginas do livro.

“Foi lindo pesquisar e unir a tradição dessas 12 famílias que se reúnem toda semana", revela Lêda.  O trabalho reúne fotos de Roberto Kennedy, design de Amaurício Cortez e edição de Regina Ribeiro.

Profissionais da gastronomia e acadêmicos da área recepcionaram bem o livro, fazendo da recepção local um sucesso, segundo a escritora. Para contar mais histórias familiares, revisitar tradições culinárias e guardar acervos afetivos, Lêda Maria prepara um segundo volume da obra, com novos pratos e novos enredos.

Serviço
Lançamento do livro “Memória Gastronômica de Famílias Cearenses”, de Lêda Maria

Quando: 3 de setembro, sábado
Onde: Bienal do Livro (Anhembi, São Paulo)
Preço sugerido: R$ 99,90

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Divirta-se

Powered by Feedburner/Google