Mobile RSS

rss
Turismo S/A 11/01/2012 - 02h00

Calendário 2012 da Prática Eventos

Baianas em frente a um prédio histórico do Pelourinho, em Salvador.

Programe-se para os principais eventos que acontecerão mês a mês, neste ano, no Ceará, no Brasil e no exterior. A Prática Eventos, de Enid Câmara, organiza nesta quarta feira, a Feira do Comércio e Indústria, que se inicia em Santa Quitéria-Ceará.


Feira do Comércio e Indústria
de Santa Quitéria - FECOISQ
Santa Quitéria - CE
Praça Matriz
11 a 14 de janeiro

Dia Internacional da Mulher
Fortaleza - CE
Local a definir
08 de março

Seminário Internacional "gestão dos
Recursos Hídricos em Rios Intermitentes"
Fortaleza - CE
Local a definir
01 a 04 de abril

XVI CNLE - Conferência Nacional dos
Legisladores e Legislativos Estaduais
Natal - RN
Centro de Convenções
29 de maio a 1° de junho

Confam
Fortaleza - CE
Marina Park Hotel
03 a 06 de junho

Conera - Congresso de Reprodução Animal
Fortaleza - CE
Fábrica de Negócios
27 a 29 de junho

Lançamento do "VII Seminário
SEP de logística"
Fortaleza - CE
Local a definir
setembro


Lançamento do XIV ENCOB "Encontro
Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas"
Cuiabá - MT
Local a definir
outubro

Lançamento do "IV Festival
Internacional do Camarão"
Fortaleza - CE
Local a definir
outubro

VII Seminário SEP de Logística
Fortaleza - CE
Local a definir
outubro

XIV Encob - Encontro Nacional de
Comitês de Bacias Hidrográficas
Cuiabá - MT
Centro de Convenções Pantanal (SEBRAE)
3 a 9 de novembro

IX Cajunordeste
Município a definir
Local a definir
21 a 24 de novembro

IV Festival Internacional do Camarão
Acaraú - CE
Fazenda Cacimbas
novembro


CALENDÁRIO DE EVENTOS 2012 NO BRASIL E NO MUNDO

O Panrotas, do qual somos correspondente para o Estado do Ceará, apresenta o calendário de eventos 2012, em que se destacam feiras, congressos, convenções, encontros, bolsas de Turismo, workshops e outros eventos. Neste ano, em sua 32ª edição, a Fitur ocorre entre os dias 18 e 22 de janeiro, em Madri. A Fitur é a principal feira da Espanha, uma das maiores do mundo e preferida pelos profissionais de turismo brasileiros, que participam tanto como expositores, no estande cooperado da Embratur, quanto individualmente onde tem destaque o grande número de operadores da Braztoa. A expectativa é superar alguns dos números da edição de 2011, quando 10.434 empresas expositoras de 106 países e regiões estiveram participando do evento.


Fitur
Data: 18 a 22 de Janeiro
Espanha

Caribbean Marketplace
Data: 22 a 24 de janeiro

Lactte
São Paulo
Data: 5 a 7 de fevereiro

Workshop CVC
Data: 8 a 9 de fevereiro
São Paulo

BIT
Bolsa Internacional
de Turismo de Milão
Itália
Data: 16 a 19 de fevereiro

BTL
Bolsa de Turismo de Lisboa
Data: 29 de fevereiro a
4 de março
Portugal

ITB
Bolsa Internacional de Berlim
Data: 7 a 11 de março
Berlim-Alemanha

Minas Tur
8 de março
Belo Horizonte-MG

Fórum PANROTAS
Data: 13 e 14 de março
São Paulo-SP


Encontro Braztoa
Data 22 e 23 de março
São Paulo-SP


Tianguis Turístico
Puerto Vallarta & Riviera Narayl
Data: 25 a 28 de março
México

Workshop Mundo Agaxtur
Data:27 de março
São Paulo-SP

Encontro Ancoradouro
Data: 29 de março a 1º de abril
Atibaia-São Paulo

Travelweek
Data: 10 a 13 de abril
São Paulo-SP

Encontro Braztoa
Data: 11 de abril
Rio de Janeiro-RJ

Aviestur
Data: 13 e 14 de abril
Campos de Jordão-São Paulo

Salão Paranaense de Turismo
Data: 13 e 14 de abril
Curitiba -Paraná

China Outbound Travel & Tourism Market
Data: 18 a 20 de abril
Pequim-China

Adventure Sports Fair
Data: 18 a 21 de abril
São Paulo-SP

Pow Wow
Data: 21 a 25 de abril
Los Angeles-Estados Unidos

Arabian Travel Market
Data: 30 de abril a 3 de maio
Dubai-Emirados Árabes

 

Indaba
Data: 12 a 15 de maio
Durban-África do Sul

Visit USA
Data: 15 de maio
São Paulo-SP

Workshow MGM
Data: 17 de maio
Curitiba-PR

Visit USA
Data: 18 de maio
Rio de Janeiro-RJ

Workshop Hotelbeds Americas
Data: 21 a 25 de maio
Punta Cana – Rep. Dominicana

IMEX
Data: 22 a 24 de maio
Frankfurt-Alemanha

Equipotel Nordeste
23 a 25 de maio
Recife-PE

BNT Mercosul
Data:25 a 27 de abril
Penha-SC

Festival do Turismo das Cataratas
Data: 14 a 15 de junho
Foz do Iguaçu-PR

Australian Tourism Exchange
Data:15 a 21 de junho
Perth-Austrália

AIBTM
Americas Meetings & Events Exibitions
Data: 19 a 21 de junho
Baltimore-Estados Unidos

Workshop Trend
Data: 21 de junho
Belém-PA

FITA
Feira de Turismo da Amazônia
Data: 22 a 24 de junho
Belém-PA

Fispal Hotel
Data: 25 a 28 de junho
São Paulo-SP

 

GBTA
Data: 22 a 25 de julho
Boston-Estados Unidos

Centro-Oeste Tur
Data:9 de agosto
Brasília-DF

Centro-Oeste Tur
Data:19 de abril
Goiânia-GO

AVIRRP
Data:17 e 18 de agosto
Ribeirão Preto-SP

ENTUR
Encontro Nacional de Turismo da Bahia
Data:23 e 24 de agosto
Salvador-BA

La Cumbre
Data:5 a 7 de setembro
Orlando-Estados Unidos

Equipotel
Data:10 a13 de setembro
São Paulo-SP

Festival do Turismo de João Pessoa
Data:14 e 15 de setembro
João Pessoa-PB

Workshop Trend
15 de setembro
Atibaia-SP

Workshop TAM Grã-Bretanha
Data:17 e 18 de setembro
São Paulo-SP

Top Resa
Data:18 a 21 de setembro
Paris-França

Encontro Braztoa
Data: 20 e 21 de setembro
São Paulo-SP

JATA
Data: 20 a 23 de setembro
Tóquio-Japão

FITA
Data: 20 a 23 de setembro
Cidade do México-México

 

V Fórum Alatur
Data: 21 de setembro
São Paulo-SP

Salão do Automóvel
Data: 17 a 28 de outubro
São Paulo-SP

TTG Incontri
Data:18 a 20 de outubro
Rimini-Itália

Feira das Américas e Congresso da ABAV
Data: 24 a 26 de outubro
Rio de Janeiro-RJ

FIT Argentina
Data: 3 a 6 de novembro
Buenos Aires-Argentina


WTM-World Travel Market
Data: 5 a 8 de novembro
Londres-Inglaterra

Festival do Turismo de Gramado
Data: 22 a 25 de novembro
Gramado-RS

EIBTM
Data: 27 a 29 de novembro
Barcelona-Espanha

ILTM
Data: 3 a 6 de dezembro
Cannes-França

Fonte: PANROTAS


SUSPENSA COMPRA DE AVIÕES EMBRAER

Está suspensa a compra dos 20 aviões da Embraer recentemente vendidos ao governo dos Estados Unidos. Segundo a Sierra Nevada Corporation, empresa norte-americana associada da Embraer no projeto, o fato ocorreu após a negociação ter sido questionada na Justiça pela concorrente, a Hawker Beechcraft. A Sierra Nevada recebeu a ordem de paralisação da Força Aérea dos Estados Unidos. A Embraer não fez nenhum comentário sobre o episódio. A concorrente Hawker Beechcraft questiona na justiça norte-americana a exclusão da competição e a forma como a Embraer foi anunciada vencedora do processo, segundo comunicado divulgado em dezembro pela da companhia. A empresa alega que "faltou transparência da Força Aérea durante a competição". A Sierra Nevada, por sua vez, disse que ela e a Embraer receberam o contrato "como resultado de uma disputa justa e aberta.

AZUL CANCELA VOOS ENQUANTO DURAR OBRAS EM AEROPORTO

Devido ao início da segunda fase das obras a serem realizadas na pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, a Azul vai alterar o voo intra nordeste a partir do dia 1º de fevereiro. As obras ocasionarão o fechamento das operações de pouso e decolagem entre às 5h e 11h (horário local), nos períodos de 1º a 16 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 5 de abril. Neste período, os voos AD4207 e AD4206 operados originalmente entre Belém-Fortaleza-Belém terão os pousos em Fortaleza cancelados e substituídos por descidas em São Luís. Já as operações do intranorte-nordeste, entre 1 e 16 de fevereiro, serão da seguinte forma: Confins (MG), São Luís, com partida às 6h35min e chegada à capital maranhense às 13h55min; escalas nas capitais: Salvador, Recife, Fortaleza e Teresina. Após o dia 5 de abril, a Azul voltará a oferecer as ligações Belém-Fortaleza-Belém e Fortaleza-Recife-Fortaleza, paralisando as operações nos mercados temporários Belém-São Luís-Belém e São Luís-Recife-São Luís.



HOMENAGEM À BAHIA NO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

O Estado da Bahia - referência internacional da Cultura afro-brasileira e terra exaltada nas mais belas canções e obras literárias – será homenageado por duas grandes escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. No dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval, a Portela, de Madureira, apresentará o samba enredo "...E o Povo na Rua Cantando. É Feito uma Reza, um Ritual". Na mesma data, a Imperatriz Leopoldinense, de Ramos, entrará na avenida com o tema "Jorge Amado Jorge". Os carnavalescos destas escolas selecionaram a Bahia como tema principal por conta dos grandes laços culturais e religiosos que sempre uniram o Rio à querida terra de Jorge Amado.

Segundo Paulo Menezes, carnavalesco da Portela, é muito importante que o samba traga "baianidade", já que o enredo trata das festas da Bahia e o público da avenida carioca não poderá deixar de notar os traços da região durante a passagem da escola pela apoteose do samba. Ele comenta ainda que contará com a comunidade para que a azul e branca realize um desfile maravilhoso. O intérprete Gilsinho e os compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo cantarão a Bahia falando do Nosso Senhor do Bonfim, de Iemanjá, Clara Guerreira, do berimbau, da capoeira, do tambor, do patuá, da magia, da lavagem do Bonfim, dos abadás, dos quindins, dos encantos, do samba de roda, da saia rendada em cetim e mostrando que Madureira subirá o Pelô.

Já Max Lopes, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, apresentará no sambódromo carioca a riqueza que é ter a Bahia e o saudoso Jorge Amado como samba enredo. Durante o desfile, Dominguinhos do Estácio, intérprete da verde, branca e ouro, e os compositores Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre
D' Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor exibirão o samba que falará da sede de felicidade do povo baiano, dos orixás Oxum, Xangô e Oxalá, do mar, do acarajé, da jogada de rede do pescador, do doce perfume da flor, da ladeira do Pelô e do mestre escritor.

Apostando no maior espetáculo da terra, desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, o governo do Estado da Bahia está aplaudindo e torcendo pelo sucesso dos desfiles da Portela e da Imperatriz Leopoldinense.. Para o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, o destino Bahia — um dos mais procurados do Brasil — será amplamente divulgado, durante o Carnaval, em todo o planeta e também para os turistas nacionais e estrangeiros que estarão na Marquês de Sapucaí.
"O Carnaval do Rio de Janeiro nunca foi tão baiano. E todos nós estamos muito felizes por isso. É um momento histórico. E nós vamos torcer com muita alegria e energia que caracterizam o povo do nosso Estado no sentido de que a Imperatriz Leopoldinense e a Portela façam grandes desfiles, que mostrem as suas grandezas na avenida e, de preferência, cheguem à vitória", comentou o secretário, destacando que a Bahia representará todo o nordeste no Carnaval da cidade maravilhosa.

Os ensaios técnicos, no sambódromo, da majestade do Samba (Portela) acontecerão nos dias 14 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 20h). E os da Imperatriz Leopoldinense nos dias 28 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 22h). Além destes as escolas também realizam os ensaios nas suas quadras. Os da Portela acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 22h (Homens - R$ 10,00 e Mulheres - grátis), e os da Imperatriz todos os domingos, a partir das 20h (Homens e Mulheres - R$ 10,00).

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR


Patrimônio da Humanidade tombado pela UNESCO, o Centro Histórico de Salvador, na Bahia, reúne o maior acervo barroco de imóveis existentes fora da Europa. São quase 800 imóveis dos séculos XVII a XIX restaurados. Ali, a história, a diversidade cultural e a mistura de raças estão nas praças, na Fundação Casa de Jorge Amado, nos museus, nas igrejas, nas manifestações , nos bares e restaurantes .


PAINEL

- Itamaraty, leia-se Instituto Rio Branco, abrirá inscrições para a carreira de diplomata, com salário de R$12.962,12. As vagas fazem parte de um total de 1.293 postos do Ministério das Relações Exteriores, com abertura no primeiro semestre deste ano.

- O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília, foi escolhido como organizador do concurso para o Instituto Rio Branco. O edital ainda não saiu.

- Natal será a única cidade do Brasil a ter voo direto para Cancun, no período do Spring Break, considerado o maior de evento de entretenimento da América, que reúne jovens americanos, canadenses, europeus e agora brasileiros. O voo com destino a Cancún sairá do Aeroporto Augusto Severo, em Natal, no dia 17 de março e retornará em 24 de março.

- A Emirates realizou a abertura oficial do escritório no Rio de Janeiro, com a presença dos executivos Thierry Antinori, Ralf Aasman, Nigel Page e Adnan Kazim. A equipe na capital fluminense é formada por nove profissionais, sendo quatro direcionados para o atendimento aos passageiros, três executivos de Contas, um suporte interno e o gerente de Vendas, Marcelo Abreu. A meta é que a ocupação do voo seja de, pelo menos, de 80%.

- A Webjet anunciou a marca de 15 milhões de passageiros transportados desde o início das operações, em 2005. Atualmente, a aérea conta com mais de 150 voos diários, atende 18 cidades do País e possui frota com 24 aeronaves. Para o presidente da aérea, Julio Perotti, o número de 15 milhões de clientes transportados é o resultado da aprovação da companhia por parte dos seus usuários.

- Rita Lynn Harvey, 39 anos, assume a gerência geral do SERHS Executive Guarulhos Hotel, empreendimento recém-incorporado pelo grupo. Rita Harvey tem experiência de 10 anos em estabelecimentos administrados por cadeias hoteleiras, com sólida experiência em gestão de equipe, gestão administrativa, gestão de patrimônio e vivência internacional de 08 anos.

- Beth Barros, diretor da Caeb Turismo, em Fortaleza, retornou de Portugal, onde passou o réveillon e fez um tour em visita ao santuário de Fátima.

- Terra Turismo, operadora de Gramado, lançou um pacote conjugado para a Festa da Uva, de 27 de fevereiro e 4 de março próximo. Inclui receptivo em Porto Alegre e Caxias do Sul. Hospedagens em Gramado e Bento Gonçalves. Em Fortaleza , a Personalité, de Roberto Xavier, oferece a excursões para a Serra Gaúcha.

- O Ano de Portugal será comemorado no Brasil, no período de 2012-2013. Os eventos começarão em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil e terminarão em 10 de junho, Dia de Portugal.

 

> TAGS: turismosa
José Mário Pinto turismo-s-a@opovo.com.br
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

Turismo s/a

RSS

Turismo s/a

José mário pinto

Escreva para o colunista

Atualização: Quarta-Feira

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Turismo S/A

Powered by Feedburner/Google

Mobile RSS

rss