No dia 12 de outubro, o mais conhecido ícone carioca completou 80 anos. As comemorações em homenagem ao Cristo Redentor começaram às 8h, com uma bênção aos visitantes no próprio santuário, seguida de uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e de uma Missa, às 10h, celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Às 13h foi a hora de cortar o bolo de oito metros – dez centímetros por cada ano. Para encerrar, a partir das 18h, o aterro do Flamengo foi palco de um show gratuito, o "Show da Paz", em que dezenas de artistas relembraram os clássicos que citam o Cristo Redentor. Entre os destaques, as apresentações de Alexandre Pires, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Sandy e Zeca Pagodinho, além das escolas de samba Beija – Flor e Mangueira e da jazzista americana Stacey Kent.
VI FESTIVAL DA LAGOSTA EM ICAPUÍ
Acontecerá de 04 a 06 de novembro, na Praia de Barreiras de Cima, em Icapuí, litoral leste do Ceará, o VI Festival da Lagosta, evento social e cultural da atividade pesqueira da região. Durante o evento, o público poderá frequentar o Salão Gastronômico, um espaço montado na beira da praia, onde serão feitas degustações de pratos à base de lagosta e também onde ocorrerão shows gratuitos de atrações musicais do estado.
Enquanto a data de abertura do festival não chega, serão oferecidos aos profissionais da área alimentícia, hoteleira e para a comunidade pesqueira local oficinas e palestras que tratam de assuntos que vão da pesca artesanal ao atendimento do cliente.
O festival é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) e tem apoio do grupo M Dias Branco, Ministério da Pesca, Secretaria de Pesca do Ceará e Sebrae/CE. Produção executiva de J A Lima Produções.
SERVIÇO: VI Festival da Lagosta – De 04 a 06 de novembro na Praia de Barreiras de Cima, Icapuí, Ceará. Informações: (85) 3251.1105. Acesso gratuito.
NAVIOS DA TEMPORADA
Com a previsão de receber 17 navios na próxima temporada, o mercado brasileiro de Cruzeiros Marítimos aporta a Feira das Américas – Abav 2011 tripulado por muitas novidades. Quem quiser saber novidades do Splendour of the Seas não precisará esperar até o próximo verão. A Royal Caribbean estará novamente no salão de exposições para apresentar aos agentes a revitalização do navio e os novos itinerários oferecidos pelo Splendour of the Seas no Nordeste, além da programação do Vision of the Seas na América do Sul.
A companhia ainda estará apresentando os detalhes do acordo firmado com os estúdios Dreamworks e os destaques de roteiros internacionais para as demais marcas da empresa: Celebrity Cruises, com seus novos navios da classe Solstice – o Celebrity Silhouette, inaugurado neste ano, e o Celebrity Reflection, que será lançado em 2012, além dos navios Azamara Journey e Azamara Quest, da Azamara Club Cruises.
A MSC Cruzeiros se antecipará e trará grandes novidades para a temporada não só de 2012, mas também para 2013, e guarda a sete chaves uma surpresa para aqueles que visitarem seu estande.
No ano passado os navios movimentaram 800 mil cruzeiristas viajando na costa brasileira e dados da Cruise Market Watch mostram que mercado internacional tem apresentado taxas de crescimento de 8 a 9% ao ano.
Embalada por uma expectativa de aumentar 70% as vendas para a temporada 2011/2012 em relação ao mesmo período do ano passado, a Kaluah Tour Operator, que atua em Orlando, também está investindo na Abav 2011 e apresentará um mix de produtos que incluí o Mauiva Air Cruise e Disney Cruise.
E para quem procura atualização no mercado, o Congresso preparou para o dia 21 de outubro, às 13h30min, a oficina “Oportunidades em Cruzeiros Marítimos: como promover e atrair diferentes tipos de passageiros”, com Francisco Ancona Lopez; publicitário especializado no segmento.
O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 inicia nesta quarta feira, 19 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro, encerrando-se no dia 22/10.
BAGAGEM DE MÃO
Tam Linhas Aéreas realizou um procedimento experimental no Aeroporto Afonso Pena,de Curitiba, para pesar as bagagens de mãos levadas por passageiros para o interior da aeronave. Uma balança foi colocada no portão de embarque e um funcionário era responsável por pesar os volumes, as bagagens que excediam o permitido eram levadas ao porão do avião. De acordo com a Tam, o teste tem como principal objetivo advertir os passageiros que não pesam suas bagagens no check-in ou nos postos de autoatendimento. O peso da bagagem de mão, segundo normas da Anac, não pode exceder 5 quilos e a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 centímetros.
APAVT CONVOCA ELEIÇÕES
E FARÁ CONGRESSO EM VISEU
A Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (Apavt) acaba de convocar para 14 de dezembro as eleições dos corpos sociais para o próximo triênio, após ter validado a candidatura da lista encabeçada por Pedro Costa Ferreira. Esta é a única lista que formalizou a candidatura às próximas eleições da Apavt. A cidade Viseu, em Portugal, será sede do Congresso da Apavt que seria realizado em Fortaleza em novembro próximo
73ª FESTA DAS FLORES
No dia 13 de outubro realizou-se o lançamento da 73ª Festa das Flores de Joinville, no espaço cultural do Shopping Mueller, Joinville. A Festa das Flores será na Expoville, de 11 a 16 de novembro, tendo como tema “Joinville e sua gente: 160 anos de uma história de amor”. Os organizadores – Prefeitura de Joinville, através da Fundação Turística, e pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea (AJAO) esperam mais de 300 mil visitantes. A abertura dos pavilhões para visitação pública acontecerá no dia 11, a partir das 14 horas, mas a solenidade de abertura, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Florianópolis e da Associação Coral de Florianópolis, será às 19:30 horas. Várias novidades acontecerão, entre estas, os shows com os grupos Capital Inicial (11), Michel Teló (12) e Luan Santana (14) e ainda o show com o cantor Lenine, este com entrada franca, dia 15, às 20 horas, no Palco Cultural da Festa.
Além dos shows, há diversas outras atrações que a 73ª Festa das Flores de Joinville oferecerá: concurso de rainha e princesas, apresentação da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, exposição de plantas ornamentais e flores, milhares de orquídeas, mostra de paisagismo, resgate histórico da cidade, cenários com interatividade, mercado de flores e plantas, oficinas de cultivo de flores, feira de artesanato, praça gastronômica, restaurante típico alemão, carreata das flores, orquídeas campeãs, parque de diversões para as crianças.
Dois Palcos Culturais com apresentações de música, dança e teatro, das 11 às 22 horas (organizado pela Fundação Cultural de Joinville), Tarde dançante da Melhor Idade em todos os dias da Festa, 7º Café, Flor e Poesia (na Escola Municipal Hermann Müller), 2º Seminário Jardim Poético da Educação (organizado pela Biblioteca Municipal), Concurso de Jardins e sua premiação (organizado pela Conurb), Concurso de vitrines e sua premiação (organizado pela CDL) e pesquisa de demanda turística. Como podemos ver, atrativos é que não faltam na 73ª Festa das Flores de Joinville.
ABAV 2011 ABRIRÁ
COM 22 OFICINAS
O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011 trará, nas salas destinadas aos temas relacionados às oportunidades de negócio, 22 oficinas que revelarão tendências, nichos de mercado e inovações sob medida para quem atua ou pretende empreender no mercado de agenciamento, operação, aviação, hospedagem. Serão três dias que transformarão o segundo andar do Pavilhão 5 do Riocentro numa universidade intensiva de turismo. Especialistas trarão o que há de mais atual em segmentos como viagens de luxo, cruzeiros marítimos, turismo rural, de aventuras e de saúde. Revelarão ainda especificidades de diferentes públicos como adolescentes e portadores de deficiência, além de temas que prometem desvendar cenários pré e pós Copa do Mundo e Olimpíadas. Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas, pelo Facebook www.facebook.com/FeiraDasAmericas ou pelo site www.feiradasamericas.com.br.
TURISMO ONLINE É DESTAQUE
NA PROGRAMAÇÃO ABAV 2011
A conectividade trouxe mobilidade e inúmeras possibilidades de estabelecer contato com as pessoas e ativar negócios a partir das plataformas digitais. Tema borbulhante no mercado de turismo, a Abav não poderia deixar de permear muitas das mais de 60 oficinas programadas para seu 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens com questões relativas a internet e como ela tem mudado o modelo e a forma de fazer negócio.
Com o encurtamento das distâncias e facilidade de comunicação, um novo modelo de agência de viagem vem ganhando força – a home based, a agência em casa. Da mesma forma, as mídias digitais têm inaugurado novos paradigmas para a comunicação e marketing dos negócios. “O profissional de turismo não está imune a essa realidade, portanto, adequar as informações à realidade, respeitar as diferenças regionais e gerar conhecimento é o nosso grande desafio”, explica o painelista André Porto Alegre, que no dia 20 de outubro, das 13h30 às 14h, abordará o tema “Estratégias bem-sucedidas na Mídia Digital”.
FESTURIS EM CONTAGEM REGRESSIVA
O lançamento do 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi marcado pelo entusiasmo da equipe organizadora e a certeza de que a contagem regressiva, a partir de agora, é para um evento marcado pela internacionalização e novidades ao trade turístico. Mais de 500 convidados foram recebidos pelos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (13 de outubro).Marta Rossi destacou a noite de lançamento como uma confraternização, mas também uma oportunidade de estreitar laços comerciais com o trade e reunir potenciais compradores e vendedores. “Além de celebrarmos a chegada de mais um ano do festival, aqui estabelecemos associações como joint-ventures, transferência de tecnologia e franchising, além do contato entre os próprios agentes de viagens”, afirmou.
A secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, em seu pronunciamento, anunciou o Festival de Turismo como um “evento do Rio Grande do Sul, e não apenas de Gramado”. “Para nós é um orgulho, por reunir não somente representantes do Brasil, mas de todo o Mercosul, para debates de qualidade sobre turismo”, diz Abgail. Ela aposta no setor como um meio eficaz de induzir o desenvolvimento econômico do Estado. “E, hoje, isso se constrói por meio do trade e da iniciativa privada.” A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Rio Grande do Sul (Abav/RS), Rita Vasconcelos, ressaltou com orgulho a montagem de uma estrutura de 100 metros quadrados como uma das atrações da entidade durante o Festuris. “O Espaço Abav será um local para que os agentes de viagem recebam orientações em questões como normas sanitárias, alfândega e responsabilidade civil”, explica.
CAMPANHA "POR UM TRADE MAIS VERDE”
A Travelport, líder em sistemas de distribuição global (GDS), operadora das plataformas Galileo e Worldspan, participará da edição 2011 da campanha “Por um Trade mais Verde”. Durante o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens -ABAV Nacional,
“Desde 2008, a Feira das Américas participa de “Por um Trade Mais Verde”. Acreditamos que adotar comportamentos sustentáveis não é uma questão de suprimir as expectativas da sociedade, e sim um compromisso ético com a própria economia”, afirma Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), presidente da ABAV Nacional.
A campanha consiste na compensação das transmissões de CO² emitidos por conta da realização da feira com o plantio de novas árvores. Neste ano serão plantadas 527 mudas para compensar 131,52
toneladas de CO² , emitidos pela organização do evento.
Do início da campanha (2008) até hoje, mais de 4.500 mudas compensaram os efeitos de gás carbônico. E para avaliar esses números, a Travelport e a ABAV contam com o know how do Instituto Totum.
“A Travelport promove soluções cruciais para o processamento de transações para companhias que operam no setor global de viagens e tem participação ativa na ação Por um trade mais verde”, afirma Antônio Loureiro, diretor geral da Travelport para o Brasil, Portugal e Espanha.
FESTA “ABAV E TAP DE BRAÇOS ABERTOS”
Para quem sentia falta de uma confraternização oficial do evento ABAV, uma boa notícia: no dia 20 de outubro, a partir das 20h30, será realizada, na quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca, a festa oficial “ABAV e TAP de Braços Abertos”, exclusiva para convidados inscritos no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2011.
Com uma ambientação no estilo botequim carioca, a confraternização terá início com um show de samba raiz e pagode e, em seguida, será a vez da Unidos da Tijuca entrar na quadra com seu pocket show internacional de carnaval. O evento contará com a participação especial do artista Zé Renato, ex-integrante do quarteto vocal e instrumental Boca Livre.
“Queremos que o Congressista conheça melhor o novo Rio de Janeiro, uma cidade que evoluiu muito nos últimos anos, que está mais segura, organizada e que oferece aos visitantes uma infinidade de opções de lazer. A festa tem esse objetivo: receber a todos de braços abertos e mostrar um pouco da cultura carioca”, destacou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká.
Mario Carvalho diretor geral da TAP para América do Sul afirma “O novo posicionamento da companhia De Braços Abertos vêm de encontro com a proposta dessa parceria da TAP com a ABAV que é valorizar a alegria e a hospitalidade do povo brasileiro, mostrando também ao visitante internacional a recepção calorosa do Brasil. E nesta festa em especial destacar o fascínio do samba e do carnaval, além da descontração carioca”,.
REPRESENTAÇÃO DO CEARÁ NO ABAV 2011
O Conselho Deliberativo da Abav – nacional reúne-se no Rio Centro. Os representantes do Ceará junto ao Conselho da Abav nacional são: Valmir Rosa Torres, da Turisforma, Francisco Edmilson Rodrigues, da Portugália Turismo, Francisco Austregésilo Rodrigues, da Vemattur, Hélida Escóssia C. Rocha, da Calypso Turismo. Suplentes: José Ernani Silva, da Ernanitur, Antônio José Barbosa, da Grandes Viagens e Elida de Sousa Xavier, da Malveira Turismo. A presidente recém-eleita da Abav – Ceará, Verônica Patrício, que ainda não tomou posse, e o presidente atual, Colombo Cialdini marcarão presença no Congresso da ABAV, no Rio Centro hoje (19/10) . A Setur – Ceará e a Setfor são os órgãos oficiais de Turismo que representarão o Estado e o Município na Feira das Américas .
INTERCITY NA FEIRA DAS AMÉRICAS – ABAV 2011
A InterCity – hotéis inteligentes segue seu plano de divulgação e expansão de negócios. A rede hoteleira confirma participação na maior feira de negócios de turismo do Brasil, a 39ª Feira das Américas – ABAV, que acontece na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. A marca está presente na feira com estande próprio desde 2004.
A atualização do Golden Fortaleza Flat, unidade da rede no Ceará, também será apresentada ao público da feira. Recentemente o hotel passou por uma repaginação onde os apartamentos ganharam nova ambientação e equipamentos. O Portal Inteligente, criado para atender especificamente clientes corporativos, de forma mais rápida, segura e prática, será outra ferramenta divulgada na ABAV. O Portal pode ser acessado através do http://www.intercityhoteis.com.br/vantagens onde o público encontra vantagens como as melhores tarifas públicas disponíveis do dia - Tarifa BAR (Best Available Rate).
Equipe qualificada – Os visitantes da Feira das Américas serão atendidos por colaboradores de diversas áreas da rede. Estarão presentes o Gerente de Marketing Corporativo, Marcelo Marinho, a Diretora Comercial, Fanny Cutrale, as Executivas de Contas, Vanessa Esteves e Luciene Dihlmann e os gerentes das unidades InterCity Premium Cuiabá, InterCity Premium Nações Unidas, Golden Fortaleza Flat e InterCity Premium Natal.
ROTEIROS DE BICICLETA EM EVENTO DE TURISMO
A Caminhos da Terra estará presente na 39ª edição da Feira das Américas, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV). A empresa, que tem como diferencial oferecer passeios de bicicleta, vai apresentar diversas opções de roteiro. Os agentes de turismo e guias de viagem que comparecerem ao stand, localizado no Pavilhão América, poderão fazer um famtour, atividade voltada especificamente para profissionais de turismo.
Os circuitos poderão ser feitos a pé, de carro ou de bicicleta. Entre as opções, a empresa vai oferecer os roteiros Barra – Recreio, Orla Carioca e Centro Histórico do Rio. Além desses passeios guiados, serão disponibilizadas bikes para que os profissionais pedalem nas ciclovias das zonas sul e oeste do Rio. Para a sócia da Caminhos da Terra, Alzira Lima, a ABAV será fundamental para mostrar a cidade sob outra perspectiva.
“O Rio de Janeiro encanta o turista pelas belezas naturais. Na feira, vamos ajudar os profissionais a viverem a experiência de caminhar e pedalar por lugares que fazem parte do cotidiano carioca, mas que muitas vezes, o turista acaba não vivenciando na plenitude. Até mesmo nos passeios de carro, os guias terão a preocupação de mostrar aspectos que muitas vezes passam despercebidos pelos visitantes.”
O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, das 11h às 18h, no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro e vai reunir os principais profissionais do setor turístico internacional.
OUTUBRO ROSA
Comemorando o Outubro Rosa, evento de apoio a consciência contra o Câncer de Mama.
Márcia Pinheiro, diretora da M3 Turismo, fechou um grupo de 70 Senhoras para ir à Goiânia a fim de participar do Congresso de Mastologia. Essas senhoras fazem parte de grupos de apoio contra o câncer de Mama e participarão ativamente no Congresso em um dia inteiramente dedicado as portadoras e voluntárias, com o apoio da Femama.
SEMINÁRIO AVIESP
IV Seminário Aviesp para profissionais do Turismo está programado para o dia 28 de novembro, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas. Na ocasião será entregue o Prêmio do Top AVIESP aos vencedores de 2010, intercalando as palestras e a plenária sobre temas relevantes para as agências de viagens. As inscrições estão abertas desde segunda-feira ( dia 17 de outubro), respeitando a ordem de reservas feitas através do site.
PAINEL
- A Azul Linhas Aéreas recebeu a primeira aeronave modelo ATR 72 – 600 para a América Latina. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR72 – 600 sejam incorporados à malha aérea.
- Agentes de viagens que comparecerem a Feira das Américas – ABAV 2011 sem convite ou sem pré-credenciamento, deverão fazer a inscrição diretamente no Riocentro, informando seus dados profissionais nos guichês de atendimento, e pagarão o valor de R$ 150,00, sem distinção.
- A M3Turismo embarcou, dia 08 de outubro último, um grupo de 15 empresários do Ceará para Feira de Guangzhou, na China. O grupo fará um Stop na volta em Dubai. A agência de Márcia Pinheiro levou também, no dia 13 outubro último, um grupo de 100 pessoas para o Rio de Janeiro para um evento da Herbalife.
- Estandes dos estados brasileiros e do Ministério do Turismo (MTur) farão parte do Pavilhão 2 – Brasil. Já as cidades brasileiras e os principais fornecedores de Turismo estão localizados no Pavilhão 3 – Feira das Américas – Abav 2011. Oferecerão, uma infinidade de novidades.
- João Pessoa – Paraíba terá voo diurno da Azul Linhas Aéreas. O pedido já foi encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil – Anac
- Elaine Amorim, diretora da Fortline, regressou à Fortaleza, from Miami, após passar uma semana nos Estados Unidos.
- Com previsão de participação de 5.000 pessoas, o Centro de Convenções do Ceará abrirá para receber, de 8 a 15 de novembro, médicos e acompanhantes para o 58º Congresso Brasileiro de Anestesiologia.
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Newsletter
Copyright © 1995-2012