Mobile RSS

rss
Assine Já
O POVO NOS BAIRROS 04/06/2012

Acúmulo de lixo na Dom Luís

Manguezal do rio Cocó. O ecossistema manguezal do rio Cocó é bonito e de fundamental importância para o meio ambiente de Fortaleza. Lamentável é que tenha sofrido com tantas agressões ao longo do tempo e continue relegado a destruição, sofrendo com sucessivas, graves e contínuas agressões.
Compartilhar

1. Leitor Ricardo Abreu reclama de uma montanha de lixo que estava acumulada desde o dia 21 de maio em frente à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) da avenida Dom Luís, no Meireles. Abreu afirma que os detritos costumam permanecer vários dias no local e que sempre há a presença de lixo na área, mas nunca naquele volume e nem por tanto tempo. Observa que toda a calçada e até o telefone público ficaram tomados pelo lixo.

RESPOSTA. A Secretaria Executiva Regional 2 (SER 2) respondeu que o lixo já foi retirado do local na noite de 28 de maio último. A SER 2 acrescenta que a coleta nesse bairro ocorre regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras sempre no período da noite. Explica ainda que a Prefeitura de Fortaleza pede à população da área que só coloque os resíduos na porta das casas, ensacados, nesses dias, contribuindo para a manutenção de uma cidade mais limpa.


Serviço

 

Localização: Endereço: Rua Professor Juraci de Oliveira, nº 1 - Edson Queiroz.

Ouvidoria: 3241.4757 / 3241.4802

 

CENTRO


PASSEIO PÚBLICO REQUER CUIDADOS

2. Leitora Vânia Abreu afirma que de tanto ler sobre a beleza do Passeio Público, resolveu levar suas crianças para brincar no local. Para ela, o lugar é realmente lindo e agradável, porém Vânia lamenta que tenha ocorrido um acidente com uma das crianças que prendeu a perna em um banco quebrado e feriu-se. A leitora opina que o espaço carece de manutenção, uma vez que o banco não está quebrado por vandalismo, mas desgastado pelo tempo. Ela cobra que os equipamentos sejam recuperados urgentemente a fim de evitar mais acidentes, o que aliás, diz, deveria ser uma ação continua dos responsáveis pelo espaço.

RESPOSTA. A Secretaria Regional do Centro (Sercefor) informa que as praças e passeios da sua área passaram, há pouco tempo, por uma ação de manutenção de seus equipamentos. Porém, adianta que outras ações serão executadas brevemente. Salienta que está em processo de licitação um projeto que manutenção geral de praças, passeios e parques no Centro.

 

CAJAZEIRAS


BURACOS E MUITA LAMA

3. A jornalista Lúcia Damasceno reclama das condições em que se encontra a pavimentação da avenida Oliveira Paiva. Aponta a existência de inúmeros buracos, asfalto quebrado e muita lama de esgoto jogada nas ruas. Chama a atenção para a lama que faz poça em diversas áreas, quebrando o restante do asfalto, criando crateras na avenida. Para ela, o problema pode ser causado por donos de imóveis que jogam água servida para a rua. Um dos trechos com muita água de esgoto é na subida do viaduto da avenida Oliveira Paiva/avenida Paulino Rocha, sobre a BR 116, diz ela.

RESPOSTA. O Distrito de Infraestrutura da Regional VI informa que o trecho reclamado na avenida Oliveira Paiva já está sendo recuperado, acrescentando que a expectativa é que o trabalho seja concluído até a próxima semana. Quanto às águas no asfalto, o Distrito de Meio Ambiente informa que encaminhou uma equipe ao local, e foi constatado que trata-se de um olho d’água (água que jorra do chão) e que se mistura com o lixo da rua. Um técnico checou com a Cagece e não passa nenhuma tubulação naquele trecho. Localizamos o proprietário do terreno e, segundo ele, ali existia uma lagoa que foi aterrada. O Distrito encaminhou a demanda para a Semam, para verificar a denúncia e adotar as providências necessárias.

 

CENTRO


LEITOR PEDE PARA LIXÃO SER EXTINTO


4. Lixo também é o motivo da reclamação do leitor Adalberto Júnior. Ele se refere ao que chama de uma vergonhosa rampa localizada no cruzamento das ruas Pinto Madeira e Dona Leopoldina, no Centro. Júnior comenta que fortalezenses estão clamando por uma cidade limpa e, realmente, bela, e apela para que seja extinto o lixão que para ele já está incorporado a paisagem urbana

RESPOSTA. De acordo com a Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor) , o órgão já está ciente de que existe um ponto de lixo no trecho citado pelo leitor - cruzamento das ruas Pinto Madeira e Dona Leopoldina. A Sercefor diz ainda que em função de ações de limpeza, apenas nessa semana conseguiu deslocar servidores para o local reclamado. O Distrito de Limpeza Urbana informa que o lixo acumulado no local já foi todo recolhido. 

 

EM  ALTA


GRUPO LITORAL da Cultura que promove amanhã ação de conscientização sobre a destruição do manguezal do rio Ceará.


EM BAIXA


CALÇADAS  RUINS

Donos de imóveis que dificultam vida de pedestres com calçadas de piso liso, com obstáculo ou quebradas.

 

FAÇA SUA DENÚNCIA

32556108

Ás segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 17 horas. Mensagens por e-mail devem ter nome e telefone do autor.


RONDA DO QUARTEIRÃO

O Povo nos Bairros publica o telefone de contato dos policiais da Ronda do Quarteirão no bairro Ancuri

 

3457 1078

8623 4017 e 190

 

TEMPO DE VACINAÇÃO


Campanha foi prorrogada

A vacina contra a gripe vai continuar sendo aplicada nos postos de Fortaleza até o próximo dia 16.

 

HORA DE PARTICIPAR

 

Coleta seletiva do lixo

Prefeitura e empresa EcoFor Ambiental iniciaram projeto piloto nos bairros de Fátima, Centro e Aldeota.

 

Rosa Sá

opovonosbairros@opovo.com.br

Repórter do Núcleo de Cotidiano do O POVO

Compartilhar
espaço do leitor
Rodrigo Santos 09/06/2012 16:57
Vejamos a Propaganda da Prefeitura: Bezerra de menezes, jovita treze de maio inacabada, domingos olimpio não sei onde.E o resto é um verdadeiro lixo. Já vi cara de pau mas como da Luzianne nunca vi. Em 08 anos fez tres avenidas para uma cidade do porte de Fortaleza. E garanto todas superfaturada.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Sérgio 09/06/2012 13:47
Para qual e-mail devo denunciar?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

O povo nos bairros

RSS

O povo nos bairros

Geimison Maia

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta-Feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO nos bairros

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já