Mobile RSS

rss
Assine Já
o povo na educação 17/07/2012

Festival de gêneros textuais em Pacatuba

"Aplicar o jornal, como material de pesquisa na sala de aula, tem ajudado aos alunos a ficar mais atualizados e, principalmente, no que se diz ao Enem"
Compartilhar

As escolas municipais de Pacatuba apresentaram durante a mostra cultural promovida pelo O POVO na Educação, vários projetos educativos e diversos textos produzidos por alunos que cursam o ensino fundamental.

 

Durante o ano letivo de 2011 e metade de 2012, os alunos produziram diversos textos tendo como elemento de estudo, o jornal impresso. Gêneros como notícia, reportagem, artigos, charges e crônicas foram explorados de maneira crítica pelos professores em sala de aula. O resultado do trabalho foi a realização de um festival de gêneros textuais, que você professor, pode conferir nesta coluna. Textos, que podem ser lidos por todos da sala, e até mesmo por toda a escola.

 

Produção textual
Pensar numa ideia, produzir textos, revisá-los e depois diagramar para apresentar é um trabalho que exige muito esforço. Professores e alunos criaram diversas situações em sala de aula e fora dela para que diversos gêneros textuais fossem explorados. Assim, um maior bem cultural foi possível de ser adquirido, porque somente a leitura é capaz de contribuir com o crescimento social do aluno e, ainda motiva, um comportamento mais crítico, incentivando esse aprendiz a ter uma maior participação no meio em que vive.

 

Curso Leitura Pedagógica de Jornal
Os professores do município de Pacatuba participaram do Curso de Leitura Pedagógica de Jornal e, durante os encontros de formação, apresentaram várias situações, assim como experiências vivenciadas em sala de aula, contribuindo de maneira intensa para o rendimento e qualidade das informações apresentadas no curso. O objetivo principal dos encontros é proporcionar ao professor, um olhar muito mais didático sobre o jornal impresso, e fazer com na sala de aula ele possa transformar as notícias em atividades.

 

Participação das escolas
Diversos stands foram montados para que os visitantes conhecessem os trabalhos que foram produzidos pelas escolas. Cada professor escolheu uma atividade e apresentou, juntamente com os alunos, os trabalhos realizados em sala de aula. Nos stands, era possível conhecer de perto um jornal mural, fanzines, jornais escolares, charges, jornal falado e diversos outros textos.

 

Apresentações artísticas
O educador pode lançar o convite para os alunos que queiram decorar a caixa, onde os textos serão armazenados. Nesse momento vale deixar fluir a cria

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:

O povo na educação

RSS

O povo na educação

Escreva para o colunista

Atualização: Terça-feira

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Newsletter

Receba as notícias da Coluna O POVO na educação

Powered by Feedburner/Google

Mobile RSS

rss
Assine Já