Mobile RSS

rss
Assine Já
Fábio Campos 19/07/2012

O tamanho que cada um tem hoje

A pesquisa vai medir ainda o grau de influência positiva e negativa que Dilma Rousseff, Lula, Luizianne, Cid e Tasso têm na disputa
Compartilhar

 

Vem aí a primeira pesquisa O POVO-Datafolha sobre as eleições para a Prefeitura de Fortaleza. Serão 800 eleitores entrevistados. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados serão divulgados com exclusividade na edição dominical do O POVO.


A parceria do jornal O POVO com o Datafolha vem desde o final da década de 80. O instituto pertence ao grupo Folha da Manhã, que edita a Folha de S.Paulo. O Datafolha tem como norma trabalhar apenas para empresas de comunicação. Ou seja, não presta serviços para partidos políticos.


A amostra da pesquisa em Fortaleza é estratificada segundo combinação das variáveis sexo e faixa etária. O Datafolha explica que os estratos terão tamanho proporcional a esses segmentos do eleitorado, de acordo com dados do TSE (eleitorado de junho de 2012).


Assim, 55% dos eleitores pesquisados serão do sexo feminino. Sozinhas, as mulheres teriam poder de decidir as eleições. Os tamanhos dos outros segmentos são os seguintes: 45% homens, 2% entre 16 a 17 anos, 16% na faixa etária entre 18 e 24 anos, 25% entre 25 e 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 22% de 45 a 59 e 15% de 60 anos para cima.


“Os pesquisadores envolvidos na realização da pesquisa são treinados pelo Instituto e recebem instruções específicas para cada projeto realizado. São checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado, codificado, digitado e, antes do processamento final, realiza-se a conferência da digitação (consistência dos dados)”, explica o Datafolha.


Os pesquisadores vão descobrir as intenções de voto espontânea e estimulada. No caso da estimulada, o eleitor é apresentado a um cartão em forma de pizza dividida em dez fatias do mesmo tamanho com o nome de cada concorrente. Na abordagem, o pesquisador pede ao eleitor que aponte a sua escolha.


A seguir, o Datafolha vai levantar o índice de conhecimento e desconhecimento de cada candidato. Caso conheça, o eleitor dirá ainda se “conhece muito bem”, “conhece um pouco” ou “conhece só de ouvir falar o nome”.


A pesquisa vai medir ainda o grau de influência positiva e negativa que Dilma Rousseff, Lula, Luizianne, Cid e Tasso têm na disputa. O Datafolha medirá também o que os eleitores pensam das administrações da prefeita Luizianne Lins e do governador Cid Gomes.


Será a primeira pesquisa pública e independente realizada depois que ficou definido o quadro de candidaturas em Fortaleza. Como já é uma marca do O POVO, os resultados serão analisados e aprofundados pelos jornalistas da casa, entre os quais me incluo com orgulho.


Atentem: essa primeira pesquisa refletirá o ponto de vista do eleitorado antes do início do horário eleitoral gratuito, que vai começar somente no dia 21 de agosto. O palanque eletrônico é a principal forma que os eleitores têm para conhecer melhor os candidatos, a força da aliança de cada um, seus apoiadores, os projetos e a empatia.


Atentem ainda que a pesquisa virá à tona após somente duas semanas de campanha aberta, quando, enfim, a legislação permitiu que os candidatos fossem às ruas se apresentar aos eleitores.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Fábio Tajra 21/07/2012 07:37
Expectativa para primeira pesquisa DATAFOLHA/O POVO, nomes como Lula, Dilma, Cid, Ciro e Tasso formam opinião e direcionam o processo eleitoral.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Lazaro Mesquita 20/07/2012 03:26
Nossas estradas federais estão em péssimas condições, Transnordestina parada, transposição do São Francisco também, a refinaria é só balela. Fortaleza parece cidade que passou por uma guerra, como é ano de eleições estão fazendo remendos Seria uma boa oportunidade para os petistas e simpatizantes pe
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 19/07/2012 11:33
Com uma grande diferença, Tasso fez muito pelo Ceará e Lula só promessas!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ivan Monte 19/07/2012 09:52
A pesquisa mostra "o momento" todos sabemos disso. No entanto, uma pesquisa criteriosa, como essa parece ser, permite analisar algumas variáveis importantes como essa da influência das lideranças. E, por esse prisma, muita gente vai se assustar...Tasso e Lula é água e vinho...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google