Mobile RSS

rss
Assine Já
COM A PALAVRA 03/07/2012

A importância da cultura de um povo

Compartilhar

Assessorando a organização de um evento cultural para crianças de até 12 anos, fico perplexa em como a educação não assumiu a responsabilidade pela preservação do patrimônio cultural da nossa infância. Através da internet vemos que neste vasto país ainda existem focos de preservação e amor à nossa cultura, mas muito pouco dela resiste nas escolas tradicionais, que constituem a maioria das escolas privadas brasileiras. A cultura é a identidade de um povo. Sem ela, perdemos não apenas nossa identidade, mas nossos valores e princípios.

 

Acredito que a escola, detentora do papel histórico de transmitir a cultura e adequar as novas gerações aos valores e símbolos de sua cultura, deveria ser o carro chefe de toda sorte de resgate cultural, tão necessário em nossa sociedade atual.


O fato é que as crianças, que manipulam tão bem as funções ”touch” dos nossos celulares, não têm a compreensão operatória da complexidade de uma rede. Elas não são capazes de construir uma matriz com os blocos lógicos. Por outro lado, as crianças que fazem álbuns de figurinhas e jogam com os amigos na escola os mais diversos jogos clássicos, como damas ou jogo da velha, tornam-se capazes de compreensões complexas dos sistemas de redes, tão usados nos computadores.


Qual seria o mistério? Simples. Todos os jogos reais precisam do outro, a mais segura fonte do desenvolvimento humano e da superação do egocentrismo em benefício do bem comum.


Preservemos as brincadeiras de nossa cultura como pular cordas, puxar caminhão, amarelinha ou cinco Marias. Preservemos nossa música, nosso folclore (como nas músicas de Villa Lobos). Preservemos nossa literatura, começando com os livros infantis de Lobato, os clássicos como Machado de Assis, até os novos e bons autores de nossa cultura. Vamos valorizar o teatro, o circo, as antigas brincadeiras de rua e toda sorte de expressão cultural de nosso povo.


Adriana Oliveira Lima

adri.o.l@hotmail.com

 

Doutora em educação e escritora

Adriana Oliveira Lima adri.o.l@hotmail.com
Compartilhar
espaço do leitor
Vivi 04/07/2012 13:11
Concordo, a cultua é o cartão de apresentação de um povo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Educação

RSS

Educação

José milton cerqueira

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Educação

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima

Mobile RSS

rss
Assine Já