Ainda na maternidade, tinha recebido o diagnóstico: a menina jamais falaria, não entenderia o mundo. O marido não quis ouvir mais. Saiu do quarto. Deixou-a com o bebê em seus braços. Ela não sabia o que fazer. Era o primeiro caso na sua família, sempre feita de gente tão linda, de crianças tão inteligentes. Por que logo ela?
Seu desejo era abandonar a menina por ali. Fazer de conta que nunca a tinha visto. Dar por esquecida. Mas não podia fazer aquilo.
Era mãe. A menina veio de sua barriga. A revolta foi ainda maior
quando chegou à casa e o marido não estava. Ele não suportava olhar para a menina. Não a queria em casa. Melhor esquecer que ela havia nascido. Preferia cuidar dos outros dois filhos que eram homens, bons de saúde e inteligentes. Eles, sim, teriam um futuro melhor.
A avó que veio cuidar do resguardo da filha ficou com pena do bebê. Se Deus a enviou, era para ter compaixão dela. Veio para ensinar algo. Pediu a menina para a filha; a levaria para casa. Cuidaria dela. Tinha em casa uma vaca no curral. Não passaria fome, o leite estava garantido. A mulher deu graças a Deus. Não entendeu como a sua mãe se comoveu com a menina tão feia. Ela que nunca a havia feito um carinho sequer. Que era dura em casa. Que sempre prestava mais atenção nos animais do que nos filhos.
Mas a mulher, embora já idosa, tomou para si a missão. Levou a menina para casa. A rotina mudou. A menina pouco chorava, mas aos poucos, foi dando sinal de que algo poderia ser diferente. Demorou a andar, mas, quando o fez, corria de um lado para o outro no corredor. Quando o avô chegava à casa, esticava os braços. Quando a avó demorava longe de casa, ficava pelos cantos. Cresceu sem falar, mas distribuía carinho, era bem- humorada. Aprendeu a se comunicar por gestos.
Já mocinha, gostava quando chegava o Natal. Entendia que estava na época de ganhar presentes. Por causa dela, a avó voltou a armar a árvore que deixara de fazer depois que a filha mais velha tinha se ido. Por causa dela, o avô voltou a acender as fogueiras de Santo Antônio, São João e São Pedro, costume que, aos poucos, tinha esquecido. Por causa dela, a casa voltou a ter rebuliço, festas simples, com pouca gente. Os pais da menina evitavam perguntar por ela. Até chegaram a visitá-la algumas vezes. Mas ainda preferiam os filhos, que com certeza teriam futuro. Seriam políticos.
SOBRAL
Decoração natalina deixa bulevar mais bonito
Praças, prédios históricos, ruas e avenidas de Sobral estão com luzes e cores natalinas. A ornamentação encanta os moradores e visitantes que, a partir do bulevar do Arco de Nossa Senhora de Fátima, na entrada da cidade, já podem apreciar a gigantesca árvores de Natal com 18 metros de altura, inaugurada há uma semana. Outra atração é a casa do Papai Noel, que fica na praça do Teatro São João, no centro do município. Os visitantes devem levar um quilo de alimento não-perecível.
TAMBORIL
Exposição
O Espaço Sociocultural e de Negócios do Banco do Nordeste, em Tamboril, será inaugurado amanhã, 18, com uma exposição do fotógrafo Gentil Barreira. A programação conta ainda com apresentações de artistas locais, como o Grupo de Violões do Instituto Cultural Estação Sucesso, o poeta Lucas Evangelista, a banda Garagem, Toré (Comunidade Indígena da Viração) e o Grupo Vibrando ao Som das Flautas –, além da banda Fulô da Aurora, de Fortaleza.
TAUÁ
Bombeiros realizam campanha
O Quartel do Corpo de Bombeiros de Tauá está realizando uma campanha a fim de arrecadar presentes para cerca de 30 famílias que vivem em condições de vulnerabilidade social. Os presentes serão distribuídos no dia 25 próximo. A ideia é expandir o projeto de acordo com a participação da sociedade. Podem ser doados brinquedos ou dinheiro, que deverão ser entregues no próprio quartel de Tauá.
QUIXADÁ
Hospital completa 70 anos
Um dos maiores e mais equipados estabelecimentos clínicos do interior do Estado completou no sábado passado, 70 anos de fundação: o Hospital Maternidade Jesus Maria e José, em Quixadá. A comemoração uniu numa missa os bispos dom Adélio Tomasin (emérito) e dom Ângelo Pignolli (titular). O hospital mantido pela Diocese de Quixadá conta com uma UTI neonatal e, em breve, concluirá o complexo de prevenção às doenças cardiopulmonares.
Aline Barros faz show no próximo dia 22, no Iguatu Natal de Luz. A cidade deseja ser conhecida como a Gramado do Nordeste
A Associação de Proteção à Vida realiza amanhã, 18, um bazar na praça da igreja de São Vicente, no Crato
Colaboração Audílio Moura, Frederico Fontenele Farias e Rita Célia Faheina
EM ALTA
JOGADORES do Quixadá Futebol Clube, que serão preparados para os jogos do Campeonato Cearense, por professores da Faculdade Católica de Quixadá
EM BAIXA
HOSPITAL Regional do Cariri, que teve inauguração adiada. Falta de equipamentos seria a causa. A unidade é essencial para a região
Tânia Alves
taniaalves@opovo.com.br
Veja o jornal de hoje e os cadernos
Newsletter
Copyright © 1995-2012