Mobile RSS

rss
Bric-à-Brac 19/11/2011 - 17h00

Simples assim

DIVULGAÇÃO
O Coral de Luz é a atração fixa do Natal de Luz, que começa na próxima sexta (25)

O que diria Brizola, se vivo fosse, diante de tudo isso que está acontecendo no Ministério do Trabalho? É a pergunta de muitos ante as informações sobre a conduta do ministro pedetista (quando a coluna estava sendo redigida ainda se mantinha no cargo) Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego. Resposta: não estaria dizendo nada porque nada disso estaria acontecendo. O Velho Briza não ia permitir que ninguém de seu PDT integrasse os Governos Lula ou Dilma. Simples assim.

 


Despedida (a)

Aguerrido defensor de posições chamadas “de direita”, tinha uma raiva visceral de comunistas e de homossexuais e proclamava as “maravilhas” do período ditatorial brasileiro, a partir do Golpe de 64. Era o que se costuma dizer, um “reacionário”. Assim foi Themístocles de Castro e Silva, jornalista, advogado e ex-deputado, durante toda uma vida, e que se foi semana passada, para o plano espiritual. Mas em meio às suas posições intransigentes se podia vislumbrar uma pessoa bem humorada que dava a impressão, muitas vezes, de querer alimentar a imagem de “reaça” para animar um bate-papo.

 

Despedida (b)

Na última entrevista que concedeu, no projeto Grandes Nomes de O POVO, em dezembro de 2010, reafirmou todas as posições defendidas ao longo dos anos e deu um aula da História (muito sob sua ótica,logicamente) recente do Brasil e do Ceará. No entanto o que mais sensibilizou os entrevistadores - estive entre eles - foi a conversa nos intervalos, quando emocionado e chegando às lágrimas, falava da enfermidade que acometia sua mulher, de quem no máximo, se afastava por duas horas ao dia. Da conduta de Themístocles de Castro e Silva, subtraindo-se o posicionamento ideológico, se tira uma lição muito esquecida nos dias atuais, principalmente entre os políticos: coerência.

 


Menos, menos

Texto de uma propaganda da Prefeitura de Fortaleza veiculada insistentemente pelas emissoras de TV locais, considera o prédio do Estoril (bar da Praia de Iracema, para quem não sabe) e o estádio Presidente Vargas (acho que tudo mundo sabe do que se trata) “monumentos históricos”. Imagine o que dizer da Muralha da China, das Pirâmides do Egito, hem? O Estoril e o PV, é verdade, fazem parte do patrimônio afetivo da cidade. Mas daí a ser “monumento” há uma distância longa. Erraram o redator do texto da agência de publicidade e a equipe da PMF encarregada de aprovar a peça.

Memória

A memória de nossa Capital e de seus habitantes está preservada no livro Viva Fortaleza-1950/2011 que pretende contribuir “com uma reflexão sobre quais rumos seguir e como redesenhar o pulsante diálogo com a cidade” no dizer de Patrícia Veloso, diretora da Terra da Luz Editorial, coordenadora da publicação. O lançamento será dia 29, às 19h30min, no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar ao mesmo tempo em que será inaugurada exposição fotográfica homônima. O livro traz textos de autores que conhecem bem o cotidiano da cidade como os jornalistas Cláudia Albuquerque e Demitri Túlio e fotos atuais assinadas por Igor Câmara e Alex Costa.

Periferia

O novo fazer político da periferia é o tema dos Diálogos O POVO & Cultura da próxima quarta-feira (23), no auditório da Livraria Cultura. O assunto será debatido entre Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) Nacional e Margarida Marques, da coordenação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca )e integrante do Conselho de Leitores do O POVO. O encontro começa às 19h30min e encerra a terceira edição do projeto, que tem abordado Política e Cidadania, desde o início de outubro. Entrada franca.

 

 

MIUDEZAS

Padre Francisco Geovane Costa recebe amanhã do presidente da Câmara de Vereadores, Acrísio Sena, a Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara. A solenidade será às 19 horas na Igreja Redonda. O requerimento é de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB).

 

O Coral da Luz, formado por 170 crianças posicionadas nas janelas do Hotel Excelsior (foto), dará as boas vindas ao período natalino na tradicional festa do Natal de Luz, organizada pela CDL, na Praça do Ferreira. A apresentação das crianças é seguida da chegada do Papai Noel e de show gratuito dos Paralamas do Sucesso. Será sexta (25), às 18 horas.

 

O Núcleo de Africanidades Cearenses se insere na programação do Mês da Consciência Negra, realizando de terça a sexta-feira próximas, o evento Memórias do Baobá, no Passeio Público. A escritora Heloisa Pires Lima é a convidada do primeiro dia e vai falar sobre A semente que veio da África para Fortaleza.

 

Um bom programa para um começo de noite de domingo: Festival da Academia Daniel Lessa Ballet , às 18 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar. Ingressos a R$ 30 e R$ 15.

 

A Ambev comemora o desempenho da empresa no Brasil, consequência de "decisões corretas, gerando economia com nossa política de gestão de custos e nos beneficiando da melhora no crescimento do volume da indústria nesse trimestre". Quem diz o João Castro Neves, seu presidente.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

bric-à-brac

RSS

bric-à-brac

Inês aparecida

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Bric-à-brac

Powered by Feedburner/Google

Mobile RSS

rss